sábado, 27 de outubro de 2007



4º Tributo ao Mestre Pastinha em Macau - RN
Data : 10/11/2007
Local : Escola Estadual Prof. Clara Tetéo
Horário : 8:00hs

Progamação Do evento:

08:00 h
  • Abertura.
  • Apresentação dos convidados e rodo de confraternização.

09:00 h

  • Oficinas de capoeira.
  • Roda das aulas.

10:30 h

  • Momento: A música dentro da capoeira.

11:30 h

  • Apresentação do vídeo :

Pastinha uma vida pela capoeira.

11:40 h

  • Intervalo para almoço.

13:30 h

  • Palestra com o tema ''Cultura e esporte na escola e a disciplina na capoeira''.

14:40 h

  • Roda com os alunos.

15:00 h

  • Apresentações culturais: Coco de roda ,zambe ,maculelê ,samba de roda e puxada de rede.

16:00 h

  • Encerramento com uma grande roda de capoeira (Org. Prof. Anderson).

Convidados do evento:

  • Prof. Klayton (Afonso bezerra)
  • Prof. Márcio mola (Macau)
  • Prof. Topeira (Assu)
  • Prof. Rodrigo Montanha(Natal)
  • Monitor Neguinho(Pendências)
  • Monitor Tucano(Pendências)
  • Monitor Wilquer(Areia branca)
  • Monitor Francisquinho(Macau)
  • Monitor Gil(Macau)
  • Instrutor Aranha (Areia branca)


O maior evento esportivo escolar brasileiro já começou.
A capoeira, este ano, vai ser no ginásio de esporte do Colégio ATHENEU.
O evento terá início na sexta-feira(26/10) e se extenderá até a terça-feira(30/10).
Aí vai a programação do JERN´s de capoeira para vocês acompanharem:



Sexta-feira(26/10) Categoria MIRIM
08:00 CAPOEIRA MIRIM -Fem
09:30 CAPOEIRA MIRIM -Mas
11:00 DUPLA DE CAPOEIRA MIRIM -Fem
11:30 DUPLA DE CAPOEIRA MIRIM -Mas

Sábado(27/10) Categoria JUVENIL
08:00 CAPOEIRA JUVENIL -Fem
10:00 CAPOEIRA JUVENIL -Mas
11:00 DUPLA DE CAPOEIRA JUVENIL -Fem
11:30 DUPLA DE CAPOEIRA JUVENIL –Mas

Domingo(28/10) Não haverá jogos, por motivos de forças maiores.

Segunda(29/10) Categoria INFANTIL
08:00 CAPOEIRA INFANTIL -Fem
09:30 CAPOEIRA INFANTIL -Mas
11:00 DUPLA DE CAPOEIRA INFANTIL –Fem
11:30 DUPLA DE CAPOEIRA INFANTIL -Mas


Terça-feira(30/10) Ladainha e Seminário
08:00 LADAINHA MIRIM -Fem
08:00 TEMA LIVRE MIRIM -Fem
08:00 LADAINHA MIRIM -Mas
08:00 TEMA LIVRE MIRIM -Mas
08:00 LADAINHA INFANTIL -Fem
08:00 TEMA LIVRE INFANTIL -Fem
10:00 LADAINHA INFANTIL -Mas
10:00 TEMA LIVRE INFANTIL -Mas
10:00 LADAINHA JUVENIL –Fem
10:00 TEMA LIVRE JUVENIL -Fem
10:00 LADAINHA JUVENIL –Mas
10:00 TEMA LIVRE JUVENIL -Mas




Fontes: http://capoeiraboavontade.blogspot.com/

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Professor klayton

VII Aniversário do Grupo de Capoeira Nacional de Afonso Bezerra - RN
O evento logo cedo ás 8 da manhã com gincanas e muita diversão para meninada.Logos mais tivemos uma roda de apresentação com prof. e graduados com muito axé e variás oficinas aconteceu logo do dia com zambê, samba de roda, angola. . . . . . . . . . . . . . . . . .
Professor klayton que esse belo trabalho continue por que com certeza vai reder grandes frutos para nossa Capoeira Nacional.









Momentos do Samba De Roda............





Uma roda com muita energia positiva
























''Capoeira é pra homen ,menino e mulher eéee''









































































sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Dia das Criança

A Criançada do Grupo Capoeira Nacional Origem Angola tem agradecimetos a todos os pais por todo o apoio prestado e incentivo aos filhos na pratica da da arte Brasileira obrigado a todos.



































domingo, 7 de outubro de 2007



Apresentação na Grande festa do sal com muito axeee

sábado, 6 de outubro de 2007

A História de Besouro Mangandá

Manoel Henrique Pereira (1897?-1920?), Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro foi um lendário capoeirista da região de Santo Amaro, Bahia. Muitos e grandiosos feitos lhe são atribuidos. Diziam que não gostava da polícia (que diversas vezes frustou-se ao tentar prendê-lo), que tinha o "corpo fechado", que balas e punhais não podiam feri-lo.
As circunstâncias da sua morte são contraditórias. Há versões de que foi num confronto com a polícia, outras de que foi na "trairagem", num ataque de faca pelas costas. Esta última é muito cantada e transmitida oralmente na capoeira. Dizem que Besouro trabalhava numa Usina e que não recebeu o ordenado. O patrão, Baltazar, com medo de Besouro, contratou uma pessoa para matá-lo. Uma faca de tucum (ou ticum) - um tipo de madeira -, foi bezida em um terreiro e dada ao assassino. Baltazar mandou por intermédio de alguém um bilhete à Besouro, e o pedido de que o levasse a uma certa pessoa. Besouro, analfabeto, não pode ler que aquele bilhete era endereçado ao seu assassino, e esclarecia que o portador era a vítima. Besouro teria sido, então, esfaqueado com a tal faca de tucum pelas costas.
Abertura do batizado de Macau ao som do Hino Nacional com muito Axeeee

Chamada De Angola

Prof. Anderson e Mestre Marcos num momento mais perigoso do jogo.

Os Golpes

A Capoeira (de Angola) tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a música tem apenas sete notas. Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

A Malícia

Elemento básico da Capoeira Angola, a malícia a torna ainda mais perigosa. Essa malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando.

Toques de Berimbau


Para cada toque, um tipo de jogo: Estes são os toques mais usados, cada um deles tem um significado. Vejamos:


1) TOQUE DE ANGOLA: É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.


2)ANGOLINHA: É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.


3)SÃO BENTO PEQUENO: É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida como ANGOLA INVERTIDA.


4)SÃO BENTO GRANDE: É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.


5)TOQUE DE IÚNA: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ce der a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.


6)LAMENTO: É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres.


7)AMAZONAS: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.


8)CAVALARIA: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.


9)SANTA MARIA: É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Incita o jogo mas não incentiva a violência.


10)BENGUELA: É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.


11)MACULELÊ: É o toque usado para a "Dança do Maculelê", ou para o jogo do porrete, faca ou facão.


12)IDALINA: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.


13)SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.


14)SAMBA DE RODA: É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companheira. Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.




É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir e que pratique o ritmo dos três berimbaus ou seja, que ele toque o Gunga tão bem quanto o Médio e este tão bem quanto o Violinha.

Trajetória do Mestre Pastinha



· Levou 8 anos na Marinha de Guerra, onde foi músico e instrutor de capoeira.

· Foi jogador de futebol, chegando a treinar no Ypiranga, seu time de coração( de onde tirou as cores do uniforme do seu grupo: o amarelo e preto- as mesmas cores da nação angolana)

· Foi engraxate

· Vendedor de jornal

· Praticou esgrima

· Ajudou a construir o porto de Salvador

· Foi alfaiate· Responsável pela segurança da Casa de Jogo

· Fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola, registrando-a em 1952, por onde passaram várias pessoas, buscando seus ensinamentos

· Pastinha morreu cego, no Abrigo D. Pedro II - no bairro de Roma, Salvador - sozinho e na mais completa miséria, sem o reconhecimento pela sua contribuição em prol da cultura afrodescendente.

Origem


A capoeira angola tem sua origem no N’golo, uma tradição Banto ( etnia sul-africana à qual pertencia, entre outros, os negros escravos chamados no Brasil de angolas, cabinadas, benguelas, congos ou moçambique). Sua trajetória, porem, não pode ser dissociada da natureza política e social da condição da população negra da história brasileira.Evidenciada como uma das manifestações de resistência, tem em seus fundamentos preceitos que orientam a visão de mundo daqueles que a praticam. Esses princípios – construídos pelo negro numa situação de liberdade- sofreu transformações com a escravidão, que, numa prática em prol da liberdade, fez da capoeira um manifestação cultural com caráter de movimento social.