segunda-feira, 26 de novembro de 2007




30 Anos De Capoeira Nacional......
PROGRAMAÇÃO
Dia 07 de dezembro (Sexta-Feira)
Local a definir ?

19:00hs - Solenidade de abertura/Inagruração do ''Site da Capoeira Nacional ''
19:10hs - Homenagem aos 30 anos - Capoeira Nacional (contos e Videos).
19:20hs - Palestra do Mestre Gildo Alfinete.
20:00hs - Apresentação dos professor, contra-mestre e mestres.
20:10hs - Roda de abertura professor ,conta-mestre e mestres.
20:30hs - Musical de capoeira (Carlos Zens e outros).
20:45hs - Apresentação cultural 1: Boi de Reis.

Dia 08 de dezembro (Sábado)
Ginásio Polespostivo - Parnamirim

- ETAPA I
08:00hs - Rodas de confraternização entre os participantes.
09:00hs - MINICURSO 1 (Capoeira Angola - Mestre Convidado).

-ETAPA II
CAIC Esportivo - Lagoa Nova
13:00hs - Oficinas
Of.1 - Artenesanato Oficina (Pátio)
Of.2 - Percussão (sala do M. pastinha) Profs. Anderson/Klayton;
Of.3 - Maculelê (Pátio) Profs. Igor Yuri/Toninho;
Jogos Lúcidos na capoeira (Ginásio) Prof. João Carlos;
15:00hs - MINICURSO 2 - Capoeira Angola - Mestre Convindado (Ginásio)
16:00hs - Rodas de confraternização entre os participantes(Ginásio)
-ETAPA III
''Específico para graduados, Professores, contra-mestres e mestres''
18:00hs - MINICURSO 3 - Metodologia do ensino da capoeira - Prof.Flávio(Auditorio CAIC)
19:00hs - MINICURSO 4 - Capoeira Angola ,contos e mostra de audio visuais -
Mestre Alexandre (Auditorio CAIC)
20:00hs - Mesa redonda com os mestre convidados e participantes.

Dia 09 de dezembro (Domingo)
-BATIZADO & TROCA DE CORDÃO

Informações :
Mestre Marcos,Contra-mestre Paulo(Itaú)
Zuca (Macaiba) Profs. Igor Yuri(Parnamirim)
Eugênio(Nova Descoberta) Alisson(Quintas)
Toninho Pantera , João de Deus(CAIC)
Ubiratan(Felipe Camarão) Felipe(Macaiba)
Mário(Zona Norte) Klayton(Afonso Bezerra)
Anderson(Macau).

terça-feira, 20 de novembro de 2007


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007


HISTÓRIA DO GRUPO E LINHA DE CAPOEIRA
Após mestre Marcos ter vários contatos com o saudoso mestre Pastinha em 1977 com o próprio mestre Pastinha o diplomou e disse: o senhor não vai ensinar capoeira Angola, o senhor ensinar capoeira origem Angola então coloque: “Academia de Capoeira Nacional-Origem Angola” que era no passado Grupo de capoeira filhos de Zumbi. Para muitos que o fazem recebem isto como um grande presente do mestre Pastinha.




FILOSOFIA
A filosofia da associação de capoeira Nacional-Origem Angola tem como tronco principal o histórico e filosófico Mestre Pastinha em seu formato de arte-educador nas sumas linguagens da preservação e organização da capoeira Angola tradicional, com uns dos principais ícones de valorização profissional e formação do individuo da inclusão à sociedade. Pois nos foi entregue pelas mãos do mestre Pastinha essa missão de não só sermos tipicamente tradicionais e abrir um espaço para essa pseudo evolução da capoeira dentro do que seja admissível ao contexto da capoeira Angola. Como dizia o próprio mestre Pastinha...”Capoeira é mandinga de escravo em ânsia de liberdade, se princípio não tem método, seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista...”.


NOSSA MAIOR META

A Associação de Capoeira Nacional - Origem Angola tem por maior meta a conservação e divulgação das raízes da capoeira de Angola, tendo-a como instrumento de formação do individuo para assim integrá-lo a sociedade.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Zumbi Dos Palmares

O quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.....

sábado, 3 de novembro de 2007


Wann e o mestre Boca Rica na ABCA em salvador! ! ! !

MANOEL SILVA (MESTRE BOCA RICA)
Naceu em 26 de novembro de 1938, é natural de Maragogipe-Bahia e foi aluno do Mestre Pastinha na década de sessenta. Ensina capoeira angola no Largo do Tanque.Já viajou por vários países representando a capoeira angola.Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Mestres da Associação Brasileira de Capoeira Angola.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007


O evento acontecerá em Poço Branco município de Ceara-Mirim, com os Mestre Marcos e Mestre Geronildo e toda familia Nacional. Detalhe é 24 horas de capoeira mesmo ! ! !